Algum babaca rico está “construindo” uma torre, mas não está pagando…
Um desses trabalhadores é Souleiman (interpretado por Ibrahima Traoré), um rapaz que está apaixonado por Ada (interpretada por Mame Sane), que está prometida pra um cara rico em um casamento arranjado.
Uma noite, o casal Souleiman e Ada marca um encontro, mas antes que a Ada pudesse chegar, Souleiman já foi. Ele e seus colegas de trabalho partiram de bote para a Europa tentando arranjar algum emprego e o dinheiro para seu sustento. O tempo passa sem notícias dos jovens trabalhadores, até que chega o dia do casamento de Ada. Porém, algo misterioso acontece, prevenindo o casamento e iniciando uma investigação do detetive Issa (interpretado por Amadou Mbow), que terá o desaparecido Souleiman como seu principal suspeito.
E aí?! Eu sou o Marlon e este é o canal Dos Ratos.
Vamos falar de um filme de cada país que jogou a copa do mundo, hoje será filme Senegalês Atlantique, dirigido por Mati Diop.
Pra começar, o filme é construído excepcionalmente. Uma história de amor cativante serve de primeiro plano para uma narrativa que trata da exploração do trabalho levando a uma migração perigosa e, mais tarde outras coisas. Tudo em equilíbrio, suavidade e sem ficar confuso.
O ritmo e fluxo são o ponto baixo do filme, e pra ser sincero, a única coisa que eu consigo lembrar. As vezes o filme fica muito tempo em só um plano, por exemplo as ondas ou no rosto de Souleiman enquanto seus colegas de trabalho cantam no fundo.
Eu sei que esses planos tem um propósito, tipo dar significado ou emoção pra cena, mas não deu muito certo pra mim porque eu tive que ficar me convencendo disso durante o filme.
O filme é focado em três personagens, mas Ada é a principal. Ela carrega o filme enquanto os dois caras dividem o papel coadjuvante. Mesmo assim, eles não são meus coadjuvantes preferidos.
Dior (interpretada por Nicole Sougou) é a coadjuvante mais interessante, literalmente dando suporte com sensibilidade para toda jornada da Ada. Mais tarde, as outras mulheres dão um passo adiante, deixando os dois rapazes ainda mais ofuscados, mas eles ainda têm o seu papel fundamental pra narrativa.
A atuação é toda boa, crível e minimalista. Não tem exageros. Mame Sane é excelente, com uma performance delicada e até o Amadou Mbow, que interpreta um cara “doente”, não comete exageros.
Outro elemento interessante é a fotografia. Eu achei bem boa, mas eu não adorei. Tem coisas ótimas, como plano de estabelecimento da cidade mostrando a infame torre ao fundo, muito mais alta que todo o resto. O cenário e roupas também são excelentes elementos visuais. Por exemplo as roupas coloridas em um ambiente bem monocromático, dando um bom contraste. Um bom exemplo disso é o quase casamento da Ada.
Atlantique é um filme bonito. Ele tem problemas com ritmo e fluxo, mas isso é o de menos. Todo o resto é positivo, e apesar do elemento fantástico, é muito realista e por cause disso desolador também. Não tenho como recomendar mais esse filme. Eu vou dar para Atlantique 4 de 5.
É isso. Eu te encorajo a se inscrever no canal, dar like, comentar e compartilhar o vídeo e/ou esse texto.
Obrigado. Nos vemos em breve!
Links e Fontes
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt10199586/
Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/atlantics