“Athena” foi dirigido por Romain Gavras, novo namorado da Dua Lipa e filho do legendário diretor Costa-Gavras. Será que o filho estaria no mesmo nível do pai? O que a Dua Lipa tem a ver com o filme? Veremos no vídeo a seguir.
Em “Athena”, após um vídeo da polícia espancando um adolescente até a morte vazar, três irmãos do falecido entram em conflito e caos na espera por justiça.
Karim (interpretado por Sami Slimane) quer guerra com a polícia até os responsáveis serem entregues, Abdel (interpretado por Dali Benssalah), veterano do imperialismo francês contra a África, quer manter a ordem, e Moktar (interpretado por Ouassini Embarek), só quer seus crimes longe dos olhos da polícia.
E aí?! Eu sou o Marlon e este é o canal Dos Ratos.
Hoje vamos falar do filme de ação e suspense francês “Athena” dirigido por Romain Gavras. Filme original Netflix está disponível dublado em Português para quem preferir.
Vou começar respondendo uma das perguntas da introdução. O que a Dua Lipa tem a ver com o filme?
A resposta, você já deve ter adivinhado, absolutamente nada. Mas como ela é popular, vamos usar o nome dela para ver se o algoritmo trabalha a favor.
Sobre a comparação entre pai e filho, vamos deixar pro final.
Agora sobre o filme, ele já começa muito ativo, o ritmo é bem intenso do início até o fim. É tenso, se teve algum momento de descontração ou alívio cômico, eu não lembro.
É um filme bem pesado, tem umas cenas difíceis de assistir. Não tem gore ou nada que choque visualmente falando, mas o contexto é triste e pesado.
Não poderia ser diferente, o filme trata de temas muito sensíveis. Primeiro a violência policial, então a violência contra os imigrantes e seus descendentes, não só de forma direta, mas também de forma sistêmica, isolando eles em guetos precários e com os ataques da extrema-direita na mídia.
Voltando a extrema-direita, surge uma dúvida (acho que ainda no primeiro ato do filme), se as pessoas que matam o menino no vídeo seriam mesmo policiais ou militantes de extrema-direita disfarçados de policiais para jogar a comunidade contra a polícia.
Essa é uma dúvida que você vai poder sanar assistindo o filme, eu não vou contar.
Enfim esses são alguns dos temas tratados em maior e menor medida no filme. Pode ter até mais coisas que eu não reparei ou não lembro agora, o objetivo aqui é levantar a bola para discussão, não esgotar o assunto.
Uma das críticas mais constantes que eu vi no IMDb é que o filme é mais estilo que substância, e pra mim isso é um descolamento imenso da realidade. Esses temas que eu citei são comentários sobre a realidade francesa e só isso já é mais do que muito blockbuster por aí.
Continuando…
Os personagens não geram muita simpatia ou concordância com suas ações, mas a gente consegue pelo menos entender as razões deles.
É compreensível que Karim não acredite na justiça formal e pense que tem que exigi-la a força, afinal, a relação que aquela comunidade tem com a polícia é de constante desconfiança e hostilidade. Por que agora, seria diferente?!
Esse é só um exemplo, mas poderiam ter outros.
As atuações são excelentes, eu dou destaque para Dali Benssalah. Mesmo eu achando o personagem dele meio frouxo, no início do filme (lembrando que eu entendo as razões da frouxidão), a atuação é impecável do início ao fim.
Assim como a aparência do filme. Quase todo plano desse filme me agradou visualmente, é um espetáculo. Adorei como eles colocaram as coisas em quadro e até as roupas precisam fazer sentido.
Todo conjunto habitacional onde o filme se passa foi construído de forma perfeita e consistente, todo espacinho é um espetáculo visual a parte.
Enfim, é um filme lindíssimo visualmente.
Por último, de volta a pergunta da introdução, Costa-Gavras, pai do diretor Romain, é uma lenda viva, indicado a três Oscars, vencendo uma vez e que, mesmo assim, eu acho subestimado.
A comparação acaba sendo injusta, porém inevitável, por serem pai e filho. Romain tem um potencial imenso pela frente, tendo só 40 e poucos anos e sem limites de idade para ser diretor de cinema.
Mas o ideal é não comprara um com o outro, deixa cada um com seu cada qual, assim como a gente deveria fazer com tantos outros país e filhos com a mesma profissão, sejam diretores, atores, esportistas, enfim. Cada um vai ter sua jornada pessoal e tomara que nós tenhamos ainda muitos outros filmes excelentes do Romain, quanto mais e de maior qualidade, melhor para gente, que vai assistir.
“Athena” é um filme que eu adorei. Tem diversos pontos de excelência, e pouquíssimos pontos fracos, um deles é que o filme é tenso e denso. Eu vou dar para “Athena” 4,5 de 5.
É isso. Eu te encorajo a se inscrever no canal, dar like, comentar e compartilhar o vídeo e/ou esse texto.
Obrigado. Nos vemos em breve
Links e Fontes
Dua Lipa namorando Romain Gavras: https://greekreporter.com/2023/02/26/dua-lipa-dating-greek-french-director-romain-gavras/
Imagem de Santiago Abascal e Marine Le Pen (Cortada) usada para ilustrar “Extrema-Direita” Crédito a VOX España: https://flickr.com/photos/voxespana/51849414761/in/photostream/
Costa-Gavras por Georges Biard (Cortada) licensa Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
Romain Gavras por Benderman76 (Cortada) licensa Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt15445056/
Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/athena_2022